“CANTIGAS E APRENDIZAGENS”

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAÍBA DOSUL
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
CIEP MUL. HAROLDO MACHADO DE BARROS.


PROJETO PEDAGÓGICO

LEITURA EM TODAS AS ÁREAS

SUBPROJETO: “CANTIGAS E APRENDIZAGENS”.

TURMAS: CRECHE III, 2° e 3° PERÍODOS.

PROFESSORAS; ROSILENE, ROZELI BASTOS, SUELY E VERA.

ANO:2010

SUBPROJETO: “CANTIGAS E APRENDIZAGENS”.

1. APRESENTAÇÃO

O referido projeto visa desenvolver uma: prática docente inovadora, haja visto a música ter um caráter dinâmico e ser algo que suscite quase sempre reações de surpresa, pois é um espaço de interação e distração.

2. JUSTIFICATIVA

A presença da música na Educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.
Portanto, a utilização da música torna-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam , fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de música para crianças Maria Lúcia Cruz Suzigan, “A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral”. Assim, realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
No entanto, devido toda essa importância que o gênero musical tem é que se sente à necessidade de trabalhar em sala de aula.

3. OBJETIVO GERAL

Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Motivar e integrar as crianças através da música;
• Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
• Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
• Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização da música;
• Incentivar a partir da música, a produção textual;
• Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
• Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
• Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.

5. PÚBLICO ALVO

Crianças com faixa etária de 3 a 6 anos

6. ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO

• Brincadeiras cantadas com rimas;
• Cantigas de ninar;
• Melodias curtas;
• Jogos cantados;
• Parlendas;
• Onomatopéias;
• Histórias cantadas;
• Confecção de livros;
• Dramatizações;
• Músicas de diversos gêneros;
• Confecção de brinquedos com sucatas;
• Poesias;
• Conversa informal;
• Confecção de textos coletivos e individuais;
• Dobraduras, desenhos, recortes e colagens;
• Exploração do som e suas qualidades (altura, duração, intensidade e timbre);
• Os cuidados com a voz e com os instrumentos musicais;
• Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e matérias sonoros diversos;
• Interpretação de músicas e canções diversas.

7. CULMINÂNCIA

Apresentações em datas comemorativas ou extras.

8. AVALIAÇÃO

Será de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem, observando a forma de expressão das crianças, de sua capacidade de concentração e envolvimento nas atividades, oportunizando um elo efetivo em que a criança possa expressar suas idéias, seus conceitos e dúvidas do processo de aprendizagem que está inserida.

9. RECURSOS

• CDs / DVDs
• Revistas
• Sucatas
• Livros de histórias e poesias
• História em quadrinhos
• Filmes
• Cartazes

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